Agulhas de Fístula

Conheça mais sobre as agulhas de fístula da Biomed

A agulha de fístula é um dispositivo intravenoso utilizado para perfurar a pele do paciente e acessar a fístula arteriovenosa, permitindo a conexão com as linhas de sangue que transportam o sangue do paciente até o equipamento de hemodiálise. A fístula arteriovenosa é uma conexão cirúrgica entre uma artéria e uma veia, geralmente no braço, que tem como objetivo aumentar o calibre e a espessura da veia para permitir múltiplas punções.

A agulha de fístula da Biomed é um produto já tradicional no mercado brasileiro, com registro válido na Anvisa desde 2014. A Biomed disponibiliza as agulhas de fístula em 3 calibres: 15, 16 e 17 G, cada uma adequada para níveis de fluxo diferentes. As borboletas são coloridas, conforme padrão internacional, para diferenciá-las melhor. Geralmente, se inicia com as agulhas de menor calibre (de 16 ou 17G) e fluxo sanguíneo baixo; já nos acessos maduros são necessárias agulhas maiores (de 15G) para tolerar um maior fluxo sanguíneo.

As agulhas de fístula da Biomed estão disponíveis para venda em pares, sendo assim, cada envelope do produto contém 2 unidades (os envelopes são termoselados e esterilizados por óxido de etileno).

Vantagens das agulhas de fístula da Biomed:

  • Cânula em aço inoxidável, com paredes ultrafinas, corte a laser multifacetado, duplamente siliconada, com back-eye → Características para diminuir a dor da punção.
  • Tubo fabricado em PVC atóxico (sem látex e sem DEHP) → DEHP é um plastificante misturado a alguns plásticos para melhorar a maleabilidade do produto, mas ele é altamente tóxico em altas concentrações, e o processo de hemodiálise pode expor os pacientes a níveis mais elevados de DEHP; os tubos da nossa agulha de fístula são fabricados SEM esse composto químico.
  • A característica talvez mais importante de todas é o seu escudo protetor (que também conhecemos por “dispositivo de segurança”) em conformidade com a NR 32; o dispositivo encobre totalmente a cânula após o seu uso, protegendo o profissional da saúde de acidentes de trabalho e do risco de contaminação, oferecendo à equipe de enfermagem uma proteção preventiva e efetiva contra lesões por agulhas e riscos de infecção. Ele é de fácil manuseio, é basicamente só deslizar o dispositivo à medida que a agulha é puxada.

De acordo com a norma NR-32 do Ministério do Trabalho e Emprego tem por finalidade estabelecer medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde. Dentre estas medidas o uso de produtos perfurocortantes com dispositivo de segurança.

A agulha de fístula da Biomed foi pioneira no Brasil, foi a primeira a oferecer o dispositivo de segurança, e hoje está presente nos principais grupos de nefrologia e hospitais do Brasil.

Funcionalidade:

  • As punções da FAV podem ser realizadas por 03 métodos diferentes, como: regional, escada de corda e buttonhole. Independentemente do método escolhido, o paciente será submetido a inserção de 02 agulhas na FAV em cada sessão de hemodiálise.
  • As agulhas de hemodiálise possuem calibres diferentes. Cada uma oferece um fluxo de sangue prescrito e são utilizadas conforme a particularidade do tratamento. Para um fluxo sanguíneo inferior a 250 ml utiliza-se o calibre da agulha 18G; entre 250 e 300 ml, 17G; entre 300 e 350 ml, 16G; entre 350 e 400 ml, 15G; superior a 400 ml/min, 14G.
  • As agulhas devem estar bem fixadas para evitar traumatismo, sangramento, ou até mesmo a saída da agulha.

 

Dúvidas?

Entre em contato com nossas equipes!